O Fórum Latino-Americano de Smart Grid completa 16 anos de atuação, objetivando colocar em prática e acelerar a introdução de novas tecnologias e inovações, de modo sustentável, nos serviços de energia do Brasil e dos demais países da América Latina. As 14 edições anteriores contaram com a presença de 610 palestrantes brasileiros, 93 internacionais, 63 entidades apoiadoras, 152 empresas patrocinadoras, além de mais de 6.300 participantes na Conferência e Exposição.Para promover a necessária transição energética por que passa o planeta, o setor de energia atravessa mundialmente a maior revolução de toda a sua história com uma vertiginosa transformação tecnológica.
A revolução não se limita às redes elétricas publicas das concessionárias, mas abrange uma significativa e relevante transformação dos paradigmas das edificações para uma crescente oferta de soluções apoiadas em tecnologias digitais que, em sua essência, buscam promover a transição energética e a sustentabilidade na vida do planeta dentro das casas, escritórios, indústrias e comércios.
A transformação vem avançando em passos largos, e requerendo um intenso crescimento nos investimentos para a reformulação da base tecnológica da infraestrutura existente, com um significativo aumento no investimento em tecnologias que promovam a digitalização das redes de Transmissão e Distribuição, bem como favoreçam a oferta de serviços e tarifas diferenciadas como opções as diferentes classes de uso e de clientes.
Nesta edição, em especial, contaremos mais uma vez com a destacada participação das empresas e entidades líderes nesta transformação, reunindo destacado número de profissionais, empresas e consumidores interessados no avanço da agenda proposta pelo Fórum, focando especialmente aqueles relacionados às redes a às edificações inteligentes. Além das tecnologias avançadas em emprego nos sistemas de potência das concessionárias reguladas, a 15ª. Edição contemplará também tecnologias além do medidor, como soluções e casas inteligentes, abrangendo uma vasta gama de inovações que compõe os prédios inteligentes, ou smartbuildings.