Aneel confirma volume de chuvas insuficiente
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, admitiu ontem que o volume das chuvas que abastecem os reservatórios das usinas hidrelétricas do país ainda não ocorre no nível esperado. Rufino, que ocupa interinamente o posto de diretor-geral, deu a informação depois de deixar a reunião da Aneel e ser perguntado sobre a manutenção do funcionamento das usinas termelétricas por período indeterminado para garantir a segurança no fornecimento de energia.
Segundo reportagem publicada ontem no Valor, dados do relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) demonstram que, apesar das enchentes verificadas em várias regiões, o país deverá encerrar a temporada de chuvas de verão com nível de precipitação abaixo do esperado para garantir o bom funcionamento do sistema de geração elétrica.
"Isso significa apenas que, por enquanto, os reservatórios não estão enchendo na velocidade que gostaríamos", disse Rufino. Ele ressaltou que qualquer avaliação sobre o risco de desabastecimento ou a decisão sobre o tempo de permanência da operação de usinas termelétricas cabe ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
(Rafael Bitencourt)