BNDES aprova R$ 67,6 milhões para nova unidade de cogeração em São Paulo
Usina da Petrocoque, na cidade de Cubatão, terá capacidade instalada de 18 MW.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento de R$ 67,6 milhões para a Petrocoque, localizada no município de Cubatão (SP), implantar uma nova unidade de cogeração de energia elétrica com capacidade de 18 MW. O projeto prevê a geração através do aproveitamento da energia térmica acumulada na transformação do coque verde de petróleo em coque calcinado de petróleo, insumo importante para a indústria do alumínio e principal produto da Petrocoque.
O resfriamento dos gases resultantes do processo alimenta unidades geradoras de vapor, que, por meio de um turbogerador, produz energia elétrica. Além de não demandar nenhum tipo de novo insumo, tendo baixo impacto ambiental, a nova unidade de cogeração aumenta a eficiência energética da planta industrial.
Cerca de 4 MW serão utilizados pela própria Petrocoque, enquanto que os 14 MW restantes serão exportados para o sistema elétrico interligado e vendidos. O apoio financeiro do BNDES terá cerca de 60% dos recursos destinados à aquisição de equipamentos nacionais, sendo o restante aplicado na construção da nova planta.