Cemig vai construir usina fotovoltaica em estádio de futebol
Planta será instalada na Arena do Jacaré e terá 50 kWp de potência instalada, com capacidade de armazenamento de 100 kW.
A Cemig lançou edital de licitação nesta terça-feira, 3 de setembro, para contratação de empresas especializadas na compra e montagem de módulos para geração de energia elétrica fotovoltaica no Estádio Joaquim Henrique Nogueira, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, Minas Gerais. A licitação atende a implantação na arena de uma planta de geração solar fotovoltaica de 50 kWp, com capacidade de armazenamento de 100 kW, além de sistemas de geração eólica de 10 kW, com gerenciamento de energia e meteorológico, de aquecimento solar e de outras tecnologias aderentes à arquitetura das redes inteligentes de energia.
A previsão é de que a usina, que, além de abastecer o estádio, também poderá fornecer energia para cerca de 30 casas, esteja instalada até o início do ano que vem. A iniciativa faz parte do programa Cidades do Futuro, que testa, em Sete Lagoas, a implementação de tecnologias inovadoras, ligadas às redes inteligentes, tanto para o uso eficiente e seguro da energia, quanto para a expansão da oferta de energia utilizando fontes limpas, renováveis e sustentáveis.