CPFL Paulista realiza primeira ligação de microgeração distribuída
Residência em Riberão Preto produzirá energia a partir de placas solares fotovoltaicas e abastecerá SIN com excedente gerado.
A CPFL Paulista realizou sua primeira conexão de instalação de microgeração distribuída, na cidade de Ribeirão Preto (SP) em uma residência que irá utilizar placas de geração fotovoltaica solar para geração de energia elétrica. A partir de agosto, a energia excedente gerada pela instalação passará a ser utilizada também no SIN, ou seja, disponibilizada para outros clientes, gerando créditos de utilização de energia ao proprietário do sistema.
Além da ligação realizada na cidade de Ribeirão Preto, as distribuidoras da área de concessão da CPFL Energia receberam outros 13 pedidos de ligação de micro e minigeração distribuída. Os projetos estão sendo analisados e validados pelas distribuidoras locais.
A micro e minigeração distribuída foi regulamentada pela Aneel em abril de 2012 para vigência a partir de dezembro de 2012, por meio da Resolução Normativa nº 482/2012. A CPFL Energia possui os medidores regulamentados de acordo com as regras da referida resolução da Aneel. Os aparelhos estão à disposição para atender os pedidos dos consumidores que fizerem a solicitação para a instalação desses sistemas de geração. Além disso, as distribuidoras do Grupo também exigem a instalação de um inversor de frequência.
Para realizar o pedido de ligação de micro ou minigeração distribuída, o cliente da CPFL deve acessar o website da distribuidora, por meio do endereço www.cpfl.com.br. A distribuidora também possui uma cartilha de orientação com informações e os requisitos para realizar a ligação.