Enersul lança chamada pública para compra de geração distribuída
Empresa planeja adquirir dois produtos com prazos de quatro e oito anos, com contratos a partir de 1º de dezembro de 2013.
A Enersul quer completar sua necessidade de energia comprando geração distribuída. A empresa lançou uma chamada pública e colocou o edital em consulta pública no período de 15 a 19 de julho. Por lei, as distribuidoras podem comprar até 10% da sua necessidade em geração distribuída para atender ao seu mercado. O preço-teto para compra da energia será de R$ 163,04/MWh. A empresa planeja comprar dois produtos: o primeiro com prazo de quatro anos e o segundo de oito anos, ambos com contratos a partir do dia 1º de dezembro de 2013.
"A Enersul inovou ao colocar o edital em consulta pública. Como essa contratação é nova para nós, queremos ver se alguém tem alguma contribuição a dar", comentou Jerson Kelman, interventor da Aneel na Enersul. Ele disse ainda que o estado de Mato Grosso do Sul tem muitos projetos de PCHs e biomassa conectados à rede da distribuidora. A licitação, ainda segundo o executivo, deverá ocorrer em agosto. Os interessados poderão enviar contribuições para o processo de consulta pública através do email ap012013@enersul.com.br.
A Enersul é uma distribuidora da Rede Energia e que está sob intervenção. Segundo Kelman, a empresa está com todas as suas obrigações em dia e é uma empresa tecnicamente capaz. "A intervenção era necessária. Mas agora, olhando para a frente, a empresa está em boas condições de prestar um bom serviço para a população do estado", comentou.
(Carolina Medeiros)