Governo federal prepara novos incentivos para estimular setor de etanol no país, afirma Lobão
Ministro admite que redução da alíquota de PIS-Cofins está sendo analisada.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que o governo estuda oferecer novos incentivos para o setor de etanol no país. À chegada para a cerimônia de abertura dos trabalhos do Congresso, ele foi indagado sobre a possibilidade de o governo reduzir a alíquota de PISCofins da produção do etanol pelas usinas. Lobão confirmou que a mudança está sendo analisada.
- Estamos examinando um conjunto de medidas, entre as quais também essa, mas não há decisão ainda - afirmou o ministro.
Na semana passada, o governo decidiu elevar, já a partir de maio, a participação do combustível derivado de cana-deaçúcar de 20% para 25% da mistura da gasolina vendida nas bombas. A mudança, que estava prevista apenas para junho, poderá reduzir o valor da gasolina nos postos.
O ministro informou ainda que a diretoria da Eletrobras está perto de concluir um novo plano de negócios da companhia. A estatal já havia avisado que, após a renovação das concessões do setor de energia elétrica, que entrou em vigor na semana passada, iria se reestruturar. Entre os modelos em análise estão uma reestruturação das subsidiárias.
- Acredito que em 40 dias teremos uma solução - disse o ministro.
Lobão confirmou também que o novo Código da Mineração está em fase final de elaboração no Palácio do Planalto, onde uma nova reunião para fechar os últimos detalhes deverá ocorrer na quarta-feira.
- Acredito que até março essa mensagem deve estar sendo enviada ao Congresso - disse.