Leilão A terá preço-teto de R$ 171,80/MWh
Edital aprovado pela Aneel prevê realização do certame no próximo dia 24 de junho.
O governo estabeleceu preço-teto de R$ 171,80 por MWh para o leilão emergencial "A", destinado à contratação imediata de energia existente pelas distribuidoras. O edital do certame, previsto para o próximo dia 24 de junho, foi aprovado nesta terça-feira, 21 de maio, pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica.
O leilão vai negociar contratos de comercialização com suprimento de 12 meses, iniciados em 1º de julho e finalizados em 30 de junho de 2014. Ele é destinado, exclusivamente, a recompor a energia descontratada em dezembro do ano passado, responsável pela exposição das distribuidoras com a compra de energia no mercado de curto prazo.
Pelos cálculos das concessionárias de distribuição, o total descontratado é superior a 2 mil MW médios. Esses montantes deveriam ter sido recompostos no ano passado, com a realização do leilão A-1 em dezembro.
O certame não foi realizado, porque existia a expectativa de que haveria a adesão de todas as geradoras às condições de renovação antecipada das concessões com vencimento até 2017. Essa previsão foi frustrada pela decisão de não aderir à prorrogação, tomada por Cemig, Cesp, Copel e Celesc.
(Sueli Montenegro)