Painéis de energia solar serão instalados em 47 casas de Vitória
Casas de 47 famílias das comunidades de Estrelinha e Nova Palestina, em Vitória, vão receber painéis de energia solar. Segundo a Prefeitura de Vitória, uma parceria com a Edp Escelsa, firmada nesta quarta-feira (21), vai possibilitar a implantação. De acordo com a prefeitura, a economia com os painéis é de 30% na conta de energia. As famílias a serem beneficiadas já começaram a ser selecionadas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). As casas escolhidas receberão gratuitamente a instalação dos painéis, reservatório térmico e orientações de técnicos especializados.
O Projeto Boa Energia Solar, foi firmado nesta quarta-feira (21) com a assinatura do convênio de cooperação técnica pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende e pelo presidente da Escelsa, Miguel Setas. Serão instalados painéis solares nas residências para aquecimento de água, permitindo, assim, a substituição dos chuveiros elétricos existentes nas casas por outros mais eficientes, o que garante a economia na conta de luz. Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, este é um grande acontecimento para a cidade. "Hoje é um marco para a história de Vitória, um dia muito especial, pois entramos na era da energia limpa", disse.
Segundo a prefeitura, o sistema garante que a luz do sol seja suficiente para aquecer a água do banho em cerca de 80% do ano. Nos poucos dias em que não houver energia solar, o chuveiro elétrico poderá ser utilizado, mantendo a temperatura da água ideal para um banho confortável.
As residências recebem, gratuitamente, a instalação de painéis solares para o aquecimento da água, reservatório térmico para armazenamento e misturadores de água quente e fria para regular a temperatura. Além disso, os moradores terão orientações de técnicos capacitados sobre a perfeita utilização dos equipamentos. A substituição de lâmpadas incandescentes convencionais por fluorescentes também está prevista no projeto.