Proposta de edital do leilão A-5 vai à audiência pública
Contribuições poderão ser enviadas de 9 a 24 de outubro.
A proposta de edital do segundo leilão A-5 de 2013, previsto para 13 de dezembro, estará em audiência pública de 9 a 24 de outubro. O certame vai negociar contratos de energia de novos empreendimentos de fonte hidráulica, eólica, solar e termelétrica a biomassa, a carvão ou a gás natural em ciclo combinado, para entrega a partir de 1º de maio de 2018.
Entre os empreendimentos habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética estão as hidrelétricas São Manoel (700 MW), Ribeiro Gonçalves (113 MW), Cachoeira (68 MW) e Itaocara (145 MW). Esta última teve sua concessão devolvida pela Light em meados desse ano, e, embora já estivesse com a licença de instalação, teve sua viabilidade econômica comprometida pela decisão do governo de não deslocar o prazo de contagem do período de outorga.
Além de alterar a data de inicio de entrega da energia, que antes seria 1º de janeiro de 2018, o governo mudou o prazo para cadastramento de projetos térmicos, eólicos e solares na EPE. Ele passou de 5 de setembro para 18 de outubro, o que dá mais tempo aos empreendedores
O primeiro leilão A-5 de 2013 foi realizado no último dia 29 de agosto, quando foram negociados contratos de energia de 19 empreendimentos de geração com capacidade instalada de 1.265 MW e investimento previsto de aproximadamente R$ 5 bilhões. Entre os projetos estão o da usina hidrelétrica de Sinop, em Mato Grosso.
(Sueli Montenegro)