Regulamentação da metodologia CVaR entrará em audiência pública no dia 31 de julho
Período de contribuições em 19 de agosto, com reunião pública marcada para o dia 15 do mês que vem.
As regras que vão regulamentar a aplicação da metodologia CVaR (Valor Condicionado a um Dado Risco) estarão em audiência pública de 31 de julho a 19 de agosto, com reunião pública prevista para o dia 15 do mês que vem. A discussão sobre a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica vai acontecer em paralelo com as simulações feitas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica para testar com os agentes a aplicabilidade da CvaR.
A metodologia anunciada pelo Ministério de Minas e Energia na ultima quarta-feira, 24 de julho, vai permitir a inclusão do custo termelétrico no planejamento de operação e na formação do preço no curto prazo. Prevista na Resolução nº 3, do Conselho Nacional de Política Energética, a internalização desse custo nos modelos computacionais Newave e Decomp será implantada em agosto, para aplicação a partir de setembro.
Pelas regras, o custo das térmicas será pago por quem estiver exposto no mercado de curto prazo e sujeito às oscilações do Preço de Liquidação das Diferenças. No novo modelo, as usinas termelétricas mais baratas serão acionadas mais frequentemente, quando o Custo Marginal de Operação estiver mais alto, o que vai evitar o despacho maciço de termelétricas mais caras.
A expectativa do governo é de que a geração termelétrica fora da ordem do mérito praticamente desapareça com os novos parâmetros de despacho térmico que serão adotados no segundo semestre. Isso vai evitar, por exemplo, que o consumidor tenha que pagar o custo adicional gerado pelo acionamento de usinas por segurança energética.
(Sueli Montenegro)