Relatório do governo aponta urgência na construção de 4,6 mil km de linhas

Praticamente todos os projetos estão localizados na região Nordeste. Aneel prevê licitar 65% das linhas em 2013. O Sistema Interligado Nacional carece de uma série de novas linhas de transmissão para manter seu desempenho adequado, segundo aponta relatório publicado pelo Ministério de Minas e Energia. Intitulado de“Consolidação das Obras de Transmissão”, o documento compila estudos da Empresa de Pesquisa Energética e do Operador Nacional do Sistema Elétrico no que tange às necessidades de implantação de novos trechos e reforços para o sistema de transmissão brasileiro. Um conjunto de 21 linhas de transmissão, que somam 4.580 quilômetros, está classificado no relatório como obras indicadas para serem implantadas no menor prazo possível. Praticamente todos esses empreendimentos estão localizados na região Nordeste, exceto três obras, que totalizam 90 quilômetros de linhas, que estão previstas para os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Apesar de o documento indicar que estes projetos deveriam ser licitados ainda em 2013 pela Aneel, 45% do total de quilômetros de linhas de transmissão não consta da lista de projetos que participarão dos leilões de transmissão neste ano, disponibilizada no site da agência reguladora, que pode ser atualizada ao longo do ano. Dentre os projetos que são indicados como prioritários no relatório do governo e que ainda não têm previsão de irem a leilão, estão os dois circuitos de 410 km cada um, ligando Miracema (TO) a Gilbués (PI); e uma outra linha que conectará Gilbués a Barreiras (BA), que possui 289 quilômetros. Na Bahia, a linha Bom Jesus da Lapa II – Ibicoara, de 232 quilômetros, e o projeto Ibicoara – Sapeaçu, de 254 quilômetros, também não devem ser licitados em 2013. Cortando o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, a linha de 330 KM, Milagres II – Açu III, também está fora da lista. No Maranhão, o projeto Imperatriz – Porto, de 111 KM, também deve continuar apenas no papel. Previstos para 2013 e classificados como prioritários, estão os projetos de São João do Piauí – Milagres II, que corta o Piauí e o Ceará, e que possui 400 km de comprimento; outro empreendimento de 394 km que sai de Gilbués e chega a São João do Piauí; a linha Teresina II –Sobral III, que atravessa os mesmos Estados, e que terá 334 quilômetros de distância; o projeto Bom Jesus da Lapa II –Barreiras II, de 221 KM, na Bahia; a linha Luiz Gonzaga – Milagres II, de 215 km, que passa pelo Ceará e Pernambuco; o empreendimento Presidente Dutra – Teresina II, de 210 quilômetros, que atravessa o Maranhão e o Piauí; a linha Campina Grande III – Ceará-Mirim II, de 201 KM, que corta a Paraíba e o Rio Grande do Norte. O restante dos projetos incluem linhas estaduais no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, que juntas totalizam 580 quilômetros. (Milton Leal)