SP vai incentivar investimentos em energia solar e uso de biocombustíveis
O governador Geraldo Alckmin assinará amanhã, quarta-feira (3), o decreto que irá isentar do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) os investimentos para a construção de parques de produção de energia solar em território paulista.
Ele vai assinar outro decreto, que vai criar um programa de incentivo ao uso de biocombustíveis em toda a frota, própria ou não, de veículos que prestam serviço ao Estado. Entre os biocombustíveis incentivados estão o biogás, o biodiesel e o álcool combustível.
As medidas serão apresentadas na abertura do 1º Seminário Internacional sobre Biomassa, Biogás e Eficiência Energética.
O evento tem a promoção da Cúpula de Líderes Regionais, organização que reúne Estados e províncias de países como Áustria, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos, Canadá e China, além do Brasil.
Durante o evento, o governador também irá apresentar o atlas com o potencial para a geração solar no Estado de São Paulo.
O trabalho, desenvolvido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela Secretaria Estadual de Energia, indica que o potencial de geração de energia a partir de fonte solar é de 12 TWh/ano, carga que seria suficiente para abastecer 30% da demanda de eletricidade dos paulistas.
O seminário será realizado no Salão dos Pratos, nas dependências do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.
O evento começa às 9h e terá transmissão pela internet. A programação completa pode ser acessada no site da Secretaria Estadual de Energia.