Três Irmãos deverá ser licitada em setembro
O Ministério de Minas e Energia (MME) baixou portaria confirmando para setembro a licitação da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, localizada no Rio Tietê, no Município de Parreira Barreto (SP). O texto está na edição de ontem do "Diário Oficial da União".
O contrato de concessão da usina, operada pela Cesp, venceu em novembro de 2011 e não foi renovado. Com potência instalada de 807,5 MW e garantia física de 217,5 MWmed, o empreendimento vai a leilão em lote único.
A portaria publicada exige que o futuro operador comprove já ser concessionário de pelo menos uma usina hidrelétrica em operação há no mínimo cinco anos. Além disso, a usina deve cumprir cumulativamente três requisitos: programação e despacho da operação realizados de modo centralizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); composição da casa de força principal por grupos turbina-gerador com potência unitária maior ou igual a 60 MW; e reservatório de acumulação com capacidade para prover regularização mensal das vazões afluentes.
A usina paulista será a primeira a ser licitada após o governo baixar as novas regras para o setor de energia.
(Monica Izaguirre)