A Cogen e a Unica estão mantendo conversas com o MME a fim de viabilizar um leilão de biomassa e biogás no início do próximo ano. Em paralelo, as entidades contrataram a Thymos Energia para elaborar um estudo para definir um valor de referência de modo que se possa viabilizar a comercialização da energia dessa fonte.
A Cogen estima potencial de se adicionar 10,8 GW por meio de cogeração, enquanto a Unica avalia que o segmento pode adicionar cerca de 20 GW da fonte energética. O aumento da oferta, segundo o presidente da Cogen, Newton Duarte, seria feito sem aumento da área plantada de cana de açúcar.
"Nenhum hectare a mais de cana necessitaria ser plantado", disse Duarte, em comunicado divulgado pela associação. A mobilização das duas entidades tem relação com a mudança feita pelo governo, a partir da MP 706, segundo a qual, usinas a biomassa passaram a pagar pela tarifa-fio apenas sobre o excedente produzido por elas, quando superada a marca de 30 MW, desde que a usina exporte até 50 MW.
A regra anterior estabelecia que usinas acima de 30 MW perdiam direito ao desconto nas Tarifas de Uso dos Sistemas de Transmissão (Tust) ou de Distribuição (Tusd). As novas condiçõs ainda aguardam regulamentação da Aneel. A estimativa da Cogen é que pelo menos 500 MW médios adicionais poderiam ser adicionados ao sistema elétrico nacional.