CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - 26/07/2019
Preocupada em debater oportunidades para o mercado de energia elétrica, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE participou da FIEE Smart Energy, feira de negócios para a cadeia produtiva de energia, realizada em São Paulo. A instituição foi representada pelo presidente do Conselho de Administração, Rui Altieri, e pela vice-presidente, Solange David, que participaram de debates sobre perspectivas para a comercialização de energia.
No dia 23, Altieri fez uma palestra sobre o Panorama e as Perspectivas para as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs. O executivo destacou o cenário atual destas usinas, que registraram 6% de aumento na geração de energia nos primeiros cinco meses de 2019 em relação ao desempenho no mesmo período do ano passado, e os desafios para a operação do mercado.
O presidente da CCEE destacou o impacto financeiro do GSF para as usinas que não possuem liminar, que nos últimos 12 meses receberam apenas 4% dos seus créditos. Ao mesmo tempo, ressaltou a importância de rever o MRE, visto que as projeções do fator GSF seguem ruins para 2019. Um dos pontos principais seria a revisão dos contratos de energia de reserva, que atualmente não compõem lastro, mas deslocam a geração das hidráulicas.
Na apresentação também foram destacados os desafios na implantação do preço horário, as novas medidas sugeridas pela instituição para aprimorar a segurança do mercado e as oportunidades que o mercado livre oferece para as PCHs. Altieri enfatizou a importância da separação entre atacado e varejo, com o fortalecimento do Comercializador Varejista.
No segundo dia da FIEE Smart Energy, a vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Solange David, participou de dois painéis sobre o mercado livre. No primeiro, a executiva foi moderadora na discussão sobre as perspectivas e desafios deste ambiente de contratação. O painel teve a participação de Newton Duarte, presidente da COGEN, representando os geradores de energia, e de Mario Speziano Martins, diretor de suprimentos indiretos da Pepsico, que abordou a visão dos consumidores livres.
Encerrando sua participação, Solange fez uma rápida apresentação durante o painel “Novos Agentes na Comercialização de Energia Elétrica: varejistas e consumidores entrantes em 2019 e 2020”. A executiva destacou o cenário de expansão do mercado livre com as adesões dos últimos anos e o potencial estimado com as mudanças nos requisitos para migração.