Reunião dá sequência a tratativas da Declaração Conjunta Presidencial Dilma-Obama sobre Clima e Energia, de 2014

Dando sequência à cooperação bilateral no setor energético entre Brasil e Estados Unidos, o secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, participou nesta sexta-feira (13/11) da III Reunião do Diálogo Estratégico sobre Energia, na sede do Departamento de Energia (DoE), em Washington.

Na ocasião, o Secretário Executivo do MME e a Vice-Secretária de Energia do DoE definiram planos de trabalho para os próximos dois anos, nos segmentos de energia renovável, eficiência energética, biocombustíveis, petróleo e gás, smart grid, entre outros temas de interesse entre os países.

A reunião foi definida em 30 de junho de 2014, na Declaração Conjunta Presidencial Dilma-Obama sobre Clima e Energia. Em outubro, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, foi recebido pelo secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, na sede do Departamento de Energia, para discutir ações de parceria.

A colaboração entre os dois países na área energética se insere nos esforços iniciados após o compromisso firmado entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama, em junho, de atingir 20% da matriz elétrica com uso de fontes renováveis, sem contar a hidroeletricidade, até 2030.